26 agosto, 2010

VISITA DO ESCRITOR HUGO ALMEIDA À EMVP - 20/08/10



No dia 20 de Agosto, a EMVP foi honrada com a visita do escritor Hugo Almeida, autor de diversos livros infantis e infanto-juvenis, além de livros de contos com temática mais adulta e social.

Em culminância ao projeto de Língua Portuguesa das turmas de final de 1º ciclo e início de 2º ciclo das profs. Carla, Luciane e Flávia, no dia 20 de Agosto, a EMVP foi agraciada com a visita do escritor.

Houve a apresentação de um jogral ensaiado pela prof. Eugênia de Educação Física e profs. Carla, Flávia, Luciane e prof. Terezinha de Artes, baseado no livro "Todo mundo É Diferente". Também baseado neste livro, os alunos criaram textos e desenhos mostrando suas diferenças e o respeito à diferença do próximo.

O escritor Hugo Almeida falou um pouco de sua trajetória pessoal e literária mas, principalmente, sobre o livro "Meu Nome É fogo", que foi previamente lido por todos os alunos do final do 1º ciclo e início de 2º ciclo. O trabalho sobre o livro contou com a leitura do mesmo pelos alunos, reconto da estória pelas professoras e interpretação de texto, com os alunos escrevendo perguntas para o autor do livro.



Os alunos confectionaram cartazes com redações de "porque são diferentes" e também ilustraram o cotidiano da narradora de "Meu Nome é Fogo". Como produção de texto, fizeram, além de perguntas para o escritor, cartões dizendo porque gostaram do livro e o que lhes atraiu mais a atenção, além de um agradecimento pela presença de Hugo Almeida.

Os alunos participaram com questionamentos ao escritor e depois receberam livros sorteados e autografados.

Chamou a atenção o carisma e o carinho do escritor com os pequenos leitores, e como estes simpatizaram com o Hugo, sentimento recíproco.

A visita do escritor Hugo Almeida foi prestigiada pela gerente da regional Barreiro, Maristela Bruno, da coordenadora geral de Bibliotecas da SMED, Leila Barros, além da presença de Breno (representante da editora Dimensão) e do filho do escritor, Nuno Arcanjo (artista-educador e dá cursos e oficinas de teatro, contos, canto, leitura, brincadeiras, arte-orgânica, teatro do oprimido e introdução à Pedagogia Waldorf), da diretora da EMVP Graça Amaral e da vice-diretora Custódia.

A visita encerrou-se com um "chá literário" com a participação de Hugo Almeida, seu filho Nuno Arcanjo (Bruno), a bibliotecária Nádia Rose - organizadora do evento - a coordenadora geral de bibliotecas da SMED - Leila - e os alunos das prof. Flávia, Luciane e Carla e o representante da editora Dimensão, Breno.

Momentos emocionantes foram proporcionados pelo escritor Hugo Almeida ao fazer a leitura de dois de seus contos na biblioteca da EMVP.

O autor nos comoveu ao dizer que seu aniversário se daria no domingo, 22 de Agosto, mas "que o presente ele já tinha recebido", com a apresentação e a tarde agradabilíssima na Escola Municipal da Vila Pinho.

Bom, digo ao escritor Hugo Almeida, em nome da escola, das professoras e pessoal da biblioteca que o presente foi nosso, ao tê-lo nesta tarde de Agosto, conosco!

E que seja esta a primeira de outras visitas, assim esperamos, com o lançamento de novos livros e leitura de outras publicações do escritor.

Da esquerda para à direita: em pé - diretora Graça Amaral, escritor Hugo Almeida, Nádia Rose, Leila, Zenólia e prof. Elisiane. Sentados: Nuno e Rita de Cássia.



































 O escritor Hugo Almeida e a Prof. Eugênia com o portifólio inspirado no livro "Todo Mundo É Diferente"


A bibliotecária da EMVP, Nádia Rose, o escritor Hugo Almeida e a coordenadora geral de bibliotecas da SMED, Leila.

































Escritor Hugo Almeida e Breno (Ed. Dimensão) na EMVP - Regional Barreiro


















Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito interessante e positiva a iniciativa da Escola em promover uma conversa do escritor Hugo Almeida com as crianças.Um exemplo a ser seguido por todas as escolas de ensino fundamental e médio.
Cláudia, em 27 de agosto de 2010