05 agosto, 2010

IV MOSTRA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA



A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, através do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e Gênero em parceria com a Fundação Municipal de Cultura promoverá, no período de 23 a 26 de agosto de 2010, a IV Mostra de Literatura Afro-Brasileira.

A biblioteca da Escola Municipal da Vila Pinho fará sua exposição da IV Mostra de Literatura Afro-Brasileira no Centro Cultural Urucuia.

Endereço:
  • Rua Lucas de Carvalho Santos - Urucuia/B s/n, Barreiro, Belo Horizonte, MG 

Horários:

Manhã: 08:30 às 12:30 h
Tarde: 13:00 às 17:30 h
Noite:  17:30 às 21:00 h

A IV Mostra de Literatura Afro-Brasileira de 2010 foi desmembrada entre os diversos Centros Culturais da PBH. 

Na Regional Barreiro, a Mostra está no Centro Cultural Urucuia, onde estão sendo oferecidas à comunidade e aos alunos da região uma exposição de livros ligados ao tema: literatura afro-brasileira. 



Foram oferecidas aos alunos da Escola Integrada da EM Vila Pinho e aos membros do CAC oficinas de:

Contação de estórias, com  contador de estórias e bibliotecário do Centro Cultural, Rodrigo: 





Percussão:


Grafite:



Brinquedos e Brincadeiras: 





























E oficina de Penteados Afro com Marileide, que também faz parte de uma ONG que divulga a cultura Afro: 

A organização da Mostra na Regional Barreiro ficou à cargo da bibliotecária Nádia Rose (à esquerda), que aparece na foto com Luciane (coordenadora da Escola Integrada na EMVP), as profs. Zenólia e Zeila.


 No segundo dia da IV Mostra de Literatura Afro-Brasileira, o Centro Cultural Urucuia recebeu a visita da Escola municipal Vinícius de moraes, da Regional Barreiro. Participaram das diversas oficinas citadas acima e também da oficina de Hip-Hop:



A querida prof. Giovanna foi a responsável pelos alunos da EMVM. Parabéns pelo trabalho! 






















A querida prof. Giovanna foi a responsável pelos alunos da EMVM. Parabéns pelo trabalho!  


No terceiro e último dia da IV MOstra de Literatura Afro-Brasileira, houveram várias oficinas, algumas já apresentadas, como "Contação de Histórias", que foi um sucesso entre crianças e adultos e "Brinquedos e brincadeiras. As oficinas de Grafite, Penteado Afro e Percussão também atraíram muitos participantes.


 A bibliotecária da Regional Barrreiro, Nádia Rose e o bibliotecário do Centro Cultural Urucuia e contador de histórias, Rodrigo.





Houve também a oficina do Hip-Hop, concorridísima entre os jovens participantes do evento:


Abaixo, os organizadores e oficineiros do evento: Nádia Rose, bibliotecária da Regional barreiro, Rodrigo e Cristina, funcionários do Centro Cultural Urucuia e as profs. Zeila e Zenólia (CIAC e EMVP respectivamente):


Da esquerda para a direira: prof. Zeila, a bibliotecária Nádia Rose e prof. Zenólia.

No terceiro dia, o Centro Cultural recebeu a visita dos alunos da EM Dinorah Magalhães Fabri, que participaram de todas as oficinas oferecidas, acompanhados de Valdete da SMED.

A IV Mostra de Cultura Afro-Brasileira foi um sucesso e devemos isto ao trabalho de todos os bibliotecários e diretores dos Centros Culturais que se empenharam muito para este projeto da PBH. 





 

Nenhum comentário: