20 maio, 2008

1ª BIENAL DO LIVRO EM BELO HORIZONTE


Minas Gerais acaba de ganhar sua primeira bienal literária. A festa da literatura está marcada para acontecer de 15 a 25 de maio de 2008 e, em sua primeira edição, reunirá escritores nacionais e internacionais.
A Bienal do Livro de Minas tem como objetivo o incentivo ao hábito da leitura, a formação de novos leitores e a divulgação da produção literária contemporânea.
A Bienal fará, dentro de sua programação, uma homenagem ao Japão, promovendo uma integração entre o Brasil e a terra do Sol Nascente, no ano em que se comemoram os 100 anos da imigração japonesa no País. Nesta primeira edição, a expectativa é receber cerca de 50 autores de diferentes nacionalidades e atrair um público de, aproximadamente, 200 mil pessoas, acrescido de 25 mil estudantes das redes pública e privada de ensino. A Bienal do Livro de Minas será realizada no Pavilhão 1 do Expominas, ocupará uma área de 3.600 m2 e terá 130 expositores.
Um dos maiores destaques na programação será justamente o Café Literário. Assim como na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, da qual se originou, a atração vai oferecer ao público momentos de descontração, propiciados por bate-papos informais entre autores sobre assuntos variados, como humor, preferências culturais, processos criativos e temas do cotidiano.

O espaço terá como eixo a relação, tão rica e criativa, entre a literatura e outras formas de linguagem artística, como o cinema, as artes plásticas ou visuais, o teatro e a música. “Pretendemos, ao realizar a Bienal do Livro de Minas, promover um verdadeiro encontro entre os leitores e autores, fazendo com que a leitura ocupe seu espaço no cotidiano, afastando-a do caráter meramente acadêmico”, afirmou a vice-presidente da Fagga Eventos, Andréia Repsold.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado a inovação cultural da Escola Municipal Vila Pinho na região do Barreiro. Até que enfim, uma Escola que aposta na Cultura Esporte e Lazer de crianças e adolescentes carentes financeiramente.O bairro Vila Pinho é visto pela "elite" como um bairro perigoso, marcado por tráfico de drogas. E o mais sensacional de tudo isto é que, neste mesmo bairro com tantas críticas, uma Equipe bem estruturada que é da Escola Municipal Vila Pinho está cada vez mais transformando a guerra dos ignorantes em lucidez capacitação, cultura e harmonia para jovens provedores do amanhã.
Parabéns a Escola Municipal Vila Pinho e seus colaboradores.
Jane Monteiro Barbosa